quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nota no site do MEC sobre os 10 anos da Lei nº10.436/2002

Abaixo segue a nota que saiu no site do MEC sobre os dez anos da Lei nº 10.436 que oficializa a Língua de Sinais. Me chamou atenção que em nenhum momento falou-se da luta dos surdos pela escola bilingue, apenas falou-se da inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino. Em contrapartida, é importante o reconhecimento desta data e as referencias aos projetos que estão sendo desenvolvidos no que diz respeito a formação de professores e intérpretes.

"Há dez anos, a língua brasileira de sinais (libras) passou a ser reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Passada uma década, observa-se maior inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas regulares.

Dominar a libras permite às pessoas com deficiência auditiva ter maior autonomia, independência social e cidadania. A política de educação inclusiva, adotada pelo Ministério da Educação, orienta os sistemas de ensino para garantia do ingresso dos estudantes com surdez nas escolas comuns, mediante a oferta da educação bilíngue, dos serviços de tradução e de interpretação de libras-língua portuguesa e do ensino de libras".
O texto na integra está disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17703

Nenhum comentário:

Postar um comentário