Entrevistas

O blog "Educação de Surdos: desafios e interfaces" inicia hoje um ciclo de entrevistas com pessoas envolvidas e engajadas com a  Educação de Surdos e processos de inclusão social.
Espero que gostem deste novo projeto do Blog!!!


A primeira entrevista foi realizada com o Fernando Tôrres, autor do Blog Sempre Incluídos. Aproveito para agradecer ao Fernando pelo aceite do convite e  pela disponibilidade em conceder a entrevista.


      Fernando Tôrres

Sobre o entrevistado: Fernando Tôrres tem 31 anos, é graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. É o autor da página Sempre Incluídos.

Pergunta 1-  Conte-nos um pouco da sua formação e experiência profissional?
     Sou Publicitário e atuo no departamento de Comunicação de uma empresa privada há dois anos, fiz um curso Libras (Língua Brasileira de Sinais) que contribuiu muito para uma melhor aproximação das pessoas com deficiência auditiva.


Pergunta 2 - Como surgiu seu interesse pela causa das pessoas com deficiência?
     Não é de hoje que acompanho quanto preconceito e desprezo as pessoas com deficiência (PcD) sofrem todos os dias. Muitas pessoas pensam que as (PcD) são incapazes de fazer qualquer coisa, mas pelo contrário, são muito eficientes. Diante dessa percepção, meu desejo em lutar por essa causa e de poder ajudar ao próximo aumenta a cada dia.


Pergunta 3-  Como nasceu o “Sempre Incluídos”? Conte-nos um pouco da trajetória do seu SITE.
     Desde pequeno, aprendi a conviver com as diferenças, pois em minha turma havia uma menina com deficiência física. Isso me ajudou muito a crescer como pessoa e respeitar o próximo em qualquer situação ou circunstância. Dessa forma, resolvi contribuir divulgando notícias e informações sobre pessoas com deficiência para que todos estejam informados e abracem essa causa.

     Em 2012, criei a página Sempre Incluídos, no Facebook e comecei a postar informações específicas para esse público. Em 2013, criei um blog para aperfeiçoar o conteúdo divulgado, mas os desafios em oferecer conteúdo de forma acessível me proporcionou a oportunidade em disponibilizar um site que permite tanto o deficiente visual quanto o auditivo acessarem sem nenhuma dificuldade todo o conteúdo. Essa conquista devo a Deus em primeiro lugar, pois sem Ele nada do que tenho hoje seria possível, minha gratidão também a equipe da PositiveART que desenvolveu  todo site de acordo com as normas de acessibilidade e a equipe do Rybená que é um software de acessibilidade (parceria firmada com o Sempre Incluídos).


Pergunta 4 - Em sua opinião, quais são os maiores desafios que as pessoas com deficiência ainda enfrentam no dia a dia?
     Vejo que um dos principais desafios que eles enfrentam, além do preconceito, é a falta de oportunidade no mercado de trabalho, não para mostrar o que sabem fazer, mas para continuar desenvolvendo a capacidade que possuem.


Pergunta 5 -  O site divulga oportunidades de emprego para pessoas com deficiência. Que impactos essa iniciativa vem apresentando junto a esse público?

     Por enquanto, houve pouca divulgação referente a oportunidades de emprego. A vaga divulgada era limitada aos moradores de Belo Horizonte. Meu desejo é conseguir parcerias para disponibilizar vagas de todas as cidades.


Pergunta 6 - Entre as notícias divulgadas pelo sempre incluídos, qual delas chamou mais sua atenção? E por quê?
      A matéria do jornal Estado de Minas que demonstra como Belo Horizonte se mostra uma “cidade surda” para quem tem deficiência auditiva, isso me preocupa porque sou Belo-Horizontino e luto pela causa não somente dos surdos mas de todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Saber que minha cidade não está preparada é muito frustante, mas penso e creio que várias outras cidades também não dispõem desse preparo para lidar com as diferenças.


Pergunta 7- Sobre a educação de surdos, qual sua opinião sobre a luta da comunidade surda por uma escola bilíngue?
      A necessidade de um intérprete de Libras em sala de aula é mais do que conhecida por toda a comunidade, porém muitas instituições privadas e também as públicas não se preocupam com isso. Infelizmente, vemos e sabemos de crianças que são excluídas até mesmo nesse sentido em não ter um intérprete para lhe auxiliar. Creio que a direção de algumas escolas pensam que vivem no passado onde se imaginava que a criança tinha que se adequar a escola e não o contrário. Sou a favor sim de uma escola totalmente bilíngue pois direitos e deveres são para todos.


       Pergunta 8 - Quais são os projetos do Sempre Incluídos para 2014?
    Continuar divulgando notícias e informações sobre pessoas com seficiência para que todos sejam incluídos e lutem por essa ideia e que a mensagem não chegue somente ao público-alvo, mas que ultrapasse e alcance os demais que, assim como eu lutam por essa causa. Para que todos estejam sempre atualizados com as notícias divulgadas, basta seguir o Sempre Incluídos nas Mídias Sociais. Acesse: www.sempreincluidos.com.br


      Pergunta 9 - Por favor, deixe uma mensagem para os leitores do Blog Educação de Surdos.
      Incentivo os leitores do Blog Educação de Surdos que sempre persistam em seus objetivos, não se importem com as dificuldades, com os problemas ou situações adversas, continuem firmes obedecendo e fazendo a vontade de Deus para que trilhem lugares inimagináveis e continuem conquistando seu espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário