quarta-feira, 6 de junho de 2012

Escolas bilíngues no PNE

         O  deputado Ângelo Vanhoni causou polêmica ao apresentar um projeto de mudança do texto do PNE que abre a possibilidade da criança com necessidades especiais, sempre que não for possível a inclusão escolar, frequentar atendimento educacional especializado em instituições especializadas. Podemos até pensar que isso é ir na contramão de tudo o que conquistamos até o momento, a tão sonhada inclusão escolar. Mas o que é de fato incluir? Incluir não é somente integrar o sujeito, é possibilitar que ele possa desenvolver-se nesse ambiente e crescer nele. Sabemos que com alguns alunos isso não acontece, que a escola não possibilita um atendimento adequado as necessidades especiais do aluno e ele , portanto,  acaba segregado.
        As mudanças propostas pelo deputado também respingam na educação de surdos, ao defender as escolas bilíngues para surdos. Sabemos que é possível incluir sujeitos surdos em uma escola regular, oferecendo a eles o ensino da LIBRAS e o acesso aos conteúdos na sua língua materna. Mas a questão vai além disso!! Ela envolve a identidade surda, o sentimento de pertença a comunidade surda, que precisa e quer estar junto para fortalecer  sua cultura. É isso que move a maioria dos surdos a preferir escolas bilíngues!!!

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