segunda-feira, 26 de novembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

Frutas em LIBRAS

Olá, organizei essas fichas com fotos e sinais, para trabalhar com meu aluno da educação infantil. Espero que seja útil para vocês também! Aguardo os comentários...
Abraço
Sinais retirados de:
Livro Ilustrado de Lingua Brasileira de Sinais. Vol. 1. Autoras: Marcia Honora e Mary Lopes Esteves.

Sinais dos animais

 
 

 
 

 
 

 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Formação Continuada:'Ensino de Língua Portuguesa para Surdos

Gostaria de divulgar o curso sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos que será ministrado pela Neiva de Aquino. Quem tiver a oportunidade, vale a pena!!
Segue abaixo o folder do evento. Bjuss

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Libras Tri

O núcleo de acessibilidade da UFSM está promovendo o Libras-Tri. Não encontrei um explicação detalhada do projeto, mas ao assistir os vídeos penso que a proposta é divulgar a Língua de Sinais e a cultura surda no Campus da universidade. Parabéns a toda a equipe! É muito bom acompanhar o que está sendo feito na minha querida terrinha.
O link do blog do núcleo de acessibilidade da UFSM você encontra aqui.
Abaixo divulgo um dos videos produzidos pela equipe. Os demais podem ser encontrados no you tube.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A luta por intérpretes na Paraíba

Fiquei surpresa ao ler a notícia de que na Paraiba está sendo realizado um movimento, junto a Ministério Público, para discutir a necessidade do intéprete no contexto educacional. Essa notícia só me leva a crer que ainda vivemos uma disparidade muito grande na educação de surdos. Enquanto em alguns lugares essa questão nem se quer entra em pauta, pois a  presença deste profissional na escola já está consolidada, em outros ainda é necessário comprovar a sua importância. No meu ver, essa notícia é um alerta!! Por que? Estamos avançando muito nas discussões sobre educação de surdos,  mas precisamos debater mais sobre o não cumprimento dos direitos dos surdos, principalmente nas redes de ensino. A grande maioria não concorda com a inclusão de surdos na rede regular, ok! Mas enquanto não criam-se escolas para surdos, como garantir que esses sujeitos aprendam e tenham acesso ao conhecimento na Língua de Sinais. O tempo não para!!!! Precisamos discutir a situação atual da inclusão dos alunos surdos!!!

Mais informações sobre o movimento de Paraíba clique aqui!!
Aguardo a opinião de todos!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Blog do Fábio Sellani

Gente, tava bisbilhotanto na internet e achei o Blog do Fábio Sellani. Ele é ilustrador, artista plástico, cartunista, e por ai a fora. O trabalho dele é impressionante! Além de muitas produções de Língua de Sinais ele tem cartuns críticos e engraçados. Vale a pena conferir!!!
http://fabiosellani.blogspot.com.br